Descritivo completo do Curso Planejamento e Gerenciamento de Projetos com o MS Project
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Coordenador

- Project Management Professional, PMP Certification – PMI, Set/2005; - Certificado em Negócios pela LSI-Language Studies International – Toronto, ON – Canadá, Ago/2008 – 120 hs; - 15 anos de experiência em Gestão de Projetos; - 7 anos de experiência em treinamento e coaching de profissionais; - Vivência em gerencia em projetos de implantação de Escritório de Projetos (PMO): Banco Volkswagen, Kimberly-Clark, SABESP e CTEEP; - Experiência em implantação de ERP, associado a análise e mapeamento de processos de negócios; - Docente nos seguintes cursos: - Gestão de Comunicação e Conflitos em projetos, Implantação de Escritório de Projetos e Coaching em Projeto Real na FACENS; - Gestão de Projetos nas empresas: GE, C&A e Grupo Pão de Açucar; - Metodologia de Gerenciamento de Projetos com Project & Portfolio Management Center (HP) no Bradesco – Expertise; - Introdução ao Gerenciamento de Projetos, Gestão de Riscos em Projetos e Simulação de Projetos Fundação Vanzolini; - Preparatório para exame PMP pelas empresas: ZF do Brasil, Trainning Educ. Service, CPqD e PMI-SP; - Especialista em sistemas de informações executivas e em sistemas de métricas; - Experiência em programas de “IT Outages Reduction” e “IT Metrics” da BellSouth International; - Ferramentas : SAP, Platanus, Datawarehouse Teradata NCR, MS Project, Pacote Office e ARIS v5.0, Oracle; - Bacharel em Estatística – IME-USP 1981; - Inglês fluente ; Espanhol básico;

Objetivo

Oferecer aos participantes uma visão geral sobre Gerenciamento de Projetos com foco em Planejamento do Projeto, desde as características dos Projetos até as técnicas e processos mais eficazes atualmente. Tratar de forma sistêmica os processos de Iniciação, Planejamento, Execução, Encerramento e Controle, tendo sempre em foco o Tempo, o Escopo, o Custo, a Qualidade, os Riscos e os Recursos envolvidos no Projeto, com a utilização do Ms Project. Ampliar a visão e a consciência do “Fator Humano”, da Avaliação de Portfólios, Programas e Maturidade em Projetos, suas importâncias e as principais características a serem desenvolvidas para um bom Gerente de Projetos. Os participantes também serão capacitados a utilizar o Project Professional como ferramenta ao planejamento do Gerenciamento de Projetos. Ao final do curso o participante estará apto a planejar todas as tarefas de um projeto, alocar recursos, definir custos, acompanhar sua execução, gerar relatórios, controlar múltiplos projetos e pool de recursos para tomada de decisões, desde um projeto simples até o desenvolvimento completo de um produto ou empreendimento.

Público-alvo

• Diretores e gerentes em geral; • Gerentes de programas e chefes de gerentes de projetos; • Gerentes de projetos e outros membros da equipe de projeto; • Profissionais envolvidos em projetos; • Profissionais de empresas prestadoras de serviços envolvidas em projetos; • Consultores e outros especialistas envolvidos nesta área.

Benefícios

Ampliar a visão e a consciência do "Fator Humano", da Avaliação de Portfólios, Programas e Maturidade em Projetos, suas importâncias e as principais características a serem desenvolvidas para um bom Gerente de Projetos.

Os participantes também serão capacitados a utilizar o Project Professional como ferramenta ao planejamento do Gerenciamento de Projetos.

Ao final do curso o participante estará apto a planejar todas as tarefas de um projeto, alocar recursos, definir custos fixos e variáveis, acompanhar a execução de um projeto, gerar relatórios, controlar múltiplos projetos e utilizar pool de recursos para tomada de decisões desde um projeto simples até o desenvolvimento completo de um produto ou empreendimento.



Investimento

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Data / Local

Data Inicial: segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Local: Rua Apotribu, 139, 11º andar - CEP 04302-000 - Saúde - São Paulo - SP - Detalhes: - Localização estratégica, a 250m da Estação Saúde metrô linha 1. - A 20min do aeroporto de Congonhas. (confirmação do local até 7 dias antes da data de início). Esta oferta inclui: Coffee break, certificado e material didático.

Período

Carga Horária de 32 horas de aulas.

As aulas serão realizadas durante o horário comercial, das 8:30 as 18:00 horas, com intervalos para Coffee Break (no próprio local e já incluído no valor da inscrição).

Conteúdo Programático

1.CONCEITOS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

Definições de Projeto, Programas e Portfólio. Características estatísticas, dinâmicas e "comportamentais" dos projetos. Planos Estratégicos, Escolha de Projetos, Avaliação de Iniciativas e Porte de Projetos, Gestão de Projetos X Gestão de Rotinas. O que são tarefas e recursos? A estruturação de um Projeto: Conceituação, Iniciação, Planejamento, Execução, Encerramento e Controle.

2.AS COMPETÊNCIAS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Ciclos de GP; Grupos de Processos em GP. Áreas de Conhecimento em GP (PMBOK): Gerenciamento de Integração, Gerenciamento do Escopo, Gerenciamento de Tempo, Gerenciamento de Custos, Gerenciamento da Qualidade, Gerenciamento de Recursos Humanos, Gerenciamento das Comunicações, Gerenciamento dos Riscos e Gerenciamento de Aquisições.

3.ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS (PROJECT OFFICE)

Tipos de Organização: Funcional, Matricial, Projetizada. O que é um PMO (Project Management Office); Quais as suas funções e responsabilidades nas estruturas organizacionais; Um PMO é necessário.

4.PERFIL DO GERENTE DE PROJETOS.

Gerente Funcional X Gerente de Projetos. Perfil do Gerente de Projetos: Ética, Responsabilidade Social, Conhecimentos em GP, Normas e Regulamentos da Área, Entendimento do Ambiente de Projeto, Conhecimentos e Habilidades em Gerenciamento Geral e Relacionamento Interpessoal. Perfil do Gerente de Projetos: Desenvolvimentos de Competências Técnicas e Comportamentais e Contextuais. Aspectos Psicológicos do GP.

5.CERTIFICAÇÕES EM Gestão de Projetos

PMI; PMBOK; Dados estatísticos; Áreas de Conhecimento; Processos do PMBOK; Certificações do PMI.

6.PLANO DO PROJETO: A DOCUMENTAÇÃO DO PROJETO.

Avaliação de Iniciativas (Ideias),  Alinhamento Estratégico,  Análise de Soluções,  Viabilidade Econômica - Financeira,  Termo de Abertura do Projeto,  Declaração de Escopo,  Estrutura Analítica do Projeto ( EAP / WBS),  Rede de Atividades (PERT/CPM),  Análise do Caminho Crítico e das Folgas,  Cronograma,  Superalocação eNivelamento de Recursos,  Plano de Custos (Orçamento, Curva 'S', Controle),  Plano de Recursos Humanos (Matriz de Habilidades, Matriz de Responsabilidades, Organograma),  Plano de Comunicações (Mapeamento de Stakeholders),  Plano de Qualidade (Planejamento, Garantia e Controle),  Pano de Riscos (Cronologia e Eventos de analise),  Plano de Aquisições (Qualificação de Fornecedores, SOW, SOR, Contratos),  Modelo de Estruturação de Projetos

7.o MODELO CANVAS

Apresentação e uso do modelo CANVAS

8.MS PROJECT PROFESSIONAL

8.1 Apresentação da visão geral e funcionalidades.

Demonstração das funcionalidades básicas do MS Project Professional.

8.2 Ambiente de Trabalho

Iniciando o Project; Especificações e Versões do Microsoft Project; Operações básicas; Os Modos de Exibição; Faixa de Opções; "Backstage"; Linha do tempo; Informações do Projeto; Utilizando a ajuda;

8.3 Planejando as tarefas do projeto

Criando um novo projeto; Criando atividades em um projeto (Tarefas); Opções de agendamento; Inserindo durações para as Tarefas do projeto; Vínculos entre as Tarefas; Compreendendo as Tabelas do Project; Inserindo novas Tarefas; Conceito de tópico; Tarefa dividida; Tarefa com duração estimada; Informações sobre a tarefa; Considerando pausas e superposições; Definir o tipo de vínculo; Data de início do projeto; Analise do prazo final do projeto em relação às tarefas; Calendários, tempo útil e não útil; Definindo calendários; Criando novos calendários; Caminho Crítico; Restrições; Tarefas recorrentes; Tarefas inativas.

8.4 Administrando os Recursos do projeto

Criando Recursos; Trabalho, Material e Custo; Atribuição de Recursos; Trabalhando com o painel de Recursos; Planejador de Equipe; Entendendo os Tipos de Tarefas; Tarefa controlada pelo empenho; Visualizar os custos do projeto; Definir o custo fixo de uma tarefa; Redistribuindo recursos; Compressão de cronograma.

8.5 Controlando o andamento do Projeto

Criação da Linha de Base (Baseline); Atualização da Linha de Base para o projeto; Atualização da Linha de Base para uma determinada tarefa; Verificar e registrar o avanço de uma tarefa; Inserindo dados reais no projeto; Linhas de andamento; Analisando variações: Previsto x Atual; Replanejamento.

9.EXECUÇÃO E CONTROLE DO PROJETO.

Inicio das atividades,  Alocação da equipe,  Acompanhamento das atividades,  Entregas  Parciais,  Avaliação de riscos,  Acompanhamento de Projetos,  Avaliação de Mudanças (Histórico Solicitação e Análise),  Sistema de Controle de Mudanças (Fluxo)  Acompanhamento de Contratos,  Administração de Terceiros,  Relatório de Acompanhamento de Projeto,  Controle de Projeto,  Análise de Valor Agregado (EVA),  Gestão do Valor Agregado (EVM),  Reuniões de Acompanhamento X Reuniões Técnicas.

10.Encerramento DO PROJETO.

Encerramento de Contratos,  Lições Aprendidas,  Desmobilização de equipes,  Arquivamento da Documentação do projeto,  Encerramento do Projeto.

Certificado

A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.

Anexos

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