Curso de Planejamento Estratégico de TI
Fazer download

Coordenador

Doutor em Engenharia pela POLI/USP, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/ UFRJ e Bacharel em Administração pela UFRGS. Especialista em gestão da qualidade total pela FGV, em desenho instrucional para EAD pelo IBDIN e auditor líder em sistemas da qualidade. Certificado CGEIT e Cobit pela ISACA e ITIL Foundation pelo EXIN. Profissional com experiência executiva em TI superior a 35 anos. Consultor especialista em Governança de TI, Governança de ECM e demais processos de TI baseados em melhores práticas. Tem atuado em projetos de Governança de TI, Gestão de Projetos e Governança de ECM em organizações públicas e privadas, notadamente no Governo Federal, Utilities e área bancária. Autor de vários livros sobre processos e gestão de TI. Revisor de artigos técnicos em simpósios do PMI, da Revista de Administração da USP e do Journal of Information Systems and Technology Management. Professor da FIA e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo onde orienta teses de mestrado em Engenharia de Computação.

Objetivo

Gerais:
Desenvolver e gerenciar a estratégia de TI de sua Organização.
Específicos:
*Entender as novas demandas do negócio para TI e a distinção do plano para atendimento ao negócio e do plano para capacitar a TI;
*Entender porque a TI necessita de uma estratégia;
*Identificar a missão e visão da TI de sua Organização;
*Desenvolver e gerenciar indicadores através de método baseado no Goal-Question Paradigm;
*Elaborar o mapa estratégico de TI a partir da missão e visão;
*Elaborar o Balanced Scorecard a partir do mapa estratégico;
*Gerenciar a estratégia de TI;
*Implantar um processo sistemático de gerenciamento do planejamento estratégico e de gestão da estratégia.

Público-alvo

Executivos, Gestores de Negócio, Executivos de TI, Analistas e Partes Interessadas envolvidas em planejamento de TI.

Benefícios

A demanda por inovações em TI como cloud computing, mobile, big data, redes sociais, desenvolvimento ágil, arquitetura componentizada, uso de software como serviço e por aplicações e infraestrutura tecnológica, dentre outros, que irão suportar a estratégia e a operação do negócio requer, urgentemente, que a TI defina a sua Estratégia de atuação.

Definir sua estratégia de atuação significa: definir sua missão e visão, seus objetivos estratégicos e iniciativas alinhadas a esses objetivos de forma a capacitar a TI a realizar a demanda.

Dentro desta ótica podemos ter uma visão externa, que é o atendimento às demandas do negócio e uma visão interna que é justamente a estratégica sobre como a TI deve se estruturar para atender a essa demanda.

Um dos instrumentos mais útil e prático e que consegue transmitir a estratégia é o MAPA ESTRATÉGICO e o BALANCED SCORECARD, instrumentos criados pelos professores de Harvard, Kaplan e Norton e largamente disseminado no mundo empresarial.

Além de definir sua estratégia e comunicá-la para o negócio e preciso gerenciar a execução da estratégia.

 

Os resultados esperados com a capacitação são:

 

*    Implantar um processo sistemático de planejamento estratégico de TI na organização;

*    Comunicar a estratégica de TI, visando embasar as decisões sobre os investimentos de TI para atender ao negócio;

*    Implantar um processo sistemático de gerenciamento da estratégica;

*    Integrar os indicadores da estratégia no "dashboard" de TI.

 

 

As competências que os participantes deverão ter ao final do processo de capacitação são:

 

*    Ter a capacidade de identificar indicadores para compor o sistema de gerenciamento Ter a capacidade de definir a missão e visão de sua área de TI;

*    Ter a capacidade de elaborar um mapa estratégico;

*    Ter a capacidade de elaborar um Balanced Scorecard;

*    Ter a capacidade de gerenciar a realização da estratégia.

 

Habilidades a serem desenvolvidas

 

*    Elaborar missão e visão;

*    Elaborar um mapa estratégico;

*    Elaborar o BSC;

*    Gerenciar a estratégia;

*    Implantar os processos de planejamento estratégico e de gestão da estratégia.

 

 

Atitudes a serem desenvolvidas

 

*    Sistematizar o processo de planejamento estratégico de TI;

*    Considerar que todas as iniciativas de TI para atender a demanda do negócio tem que estar contribuindo com algum objetivo estratégico da TI;

*    Considerar que a estratégia tem que ser gerenciada.

 

 

Investimento

Clique abaixo e receba de imediato os valores do investimento via email:

Data / Local

Data Inicial: quarta-feira, 1 de maio de 2024

Local: Sala de Treinamento em São Paulo, SP na Avenida Paulista número 2006. A menos de 100 metros do metrô Consolação. Entre a Rua Frei Caneca e Augusta, em frente ao Conjunto Nacional (confirmação do local até 7 dias antes da data de início). Veja detalhes->https://fastsalas.com/salas/13141/sao-paulo/avenida-paulista

Período

Horário: das 8:30 às 17:30 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento) e almoço.Total: 16 horas de aula

Conteúdo Programático

Unidade

Objetivos

Conteúdo

Unidade 1

Apresentar a ação educacional e entender as expectativas dos participantes e o estado em que se encontra o processo de Governança de TI da empresa

    Apresentar a ementa da ação educacional;

    Apresentar o instrutor

    Entender as expectativas dos participantes

    Entender o status do programa de governança de TI da empresa

    Assuntos administrativos da ação educacional

Unidade 2

Entender as novas demandas do negócio para TI e a distinção do plano para atendimento ao negócio e do plano para capacitar a TI

    As novas demandas de TI para o negócio

    Exercício

    Implicações para a atuação de TI

    Plano de TI para o negócio

    Plano de TI para TI

Unidade 3

Entender porque a TI necessita de uma estratégia

    O que é uma estratégia

    Porque TI precisa de uma estratégia

    Modelos de estratégias de TI

    Quiz

Unidade 4

Identificar a missão e visão da TI de sua Organização

    Qual a diferença entre missão e visão

    Exercício de elaboração de missão e visão

    Avaliação do exercício

Unidade 5

Elaborar o mapa estratégico de TI a partir da missão e visão

    Como elaborar o mapa estratégico de TI

    Exercício de elaboração de mapa estratégico

    Avaliação do exercício

Unidade 6

Elaborar o Balanced Scorecard a partir do mapa estratégico

    Como é um BSC

    Como elaborar

    Exercício de elaborar um BSC

    Avaliação do exercício

Unidade 7

Gerenciar a estratégia de TI

    O que é gerenciar a estratégia

Unidade 8

Implantar o processo de planejamento estratégico e da gestão da estratégica

    Porque é preciso um processo

    A dinâmica do processo

    A integração com outros processos de TI

    Avaliação de reação

Certificado

A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.

Anexos

Curso de Planejamento Estratégico de TI

Reserva

Curso categoria Premium: opção de turmas com até 3 participantes para priorizamos um atendimento personalizado e exclusivo.

Reserve sua vaga agora!

Nome:  
Email:    
Telefone:  
    

Inscrição

Clique abaixo para efetuar a sua Inscrição, totalmente automática e online.

Disponível também In Company

Este conteúdo poderá ser customizado para atender na modalidade “in company”, inclusive fazer parte de programas personalizados de ensino semi-presenciais utilizando nossas ferramentas de ensino a distancia.

Requisitar Treinamento In Company

Favor preencher os dados a seguir para requisitar uma proposta para treinamento na modalidade In Company:

Conteúdos relacionados

Confira outros conteúdos relacionados: