A arte de falar em público - de Silvio Santos a Barak Obama

 baraksilvio

Saiba que:

  • Desenvoltura com o "falar em público" é um requisito importantíssimo para quem pretende ter sucesso; 
  • Cerca de 70% das pessoas que procuram nosso curso de Tecnicas de Apresentacao têm medo de falar em público e depois de concluírem a Capacitação até nos recomendam, além de confessarem que já deveriam ter tomado a decisão antes, mas adiaram dezenas de vezes antes de vir.


Hoje é notório que a habilidade de falar em público é uma das exigências mais importantes de todo profissional. Afinal, não basta ser o melhor se não temos capacidade de comunicar isto!

Faz parte do marketing pessoal a comunicação direta, objetiva e sem complicação. De uma coisa podemos ter certeza - cada vez que evitamos aparecer, alguém estará fazendo uma ação inversa e as probabilidades do seu concorrente conquistar mais espaço são inquestionávelmente maiores.

"Não existe nada realmente especial em falar em público. Não é um dom genético herdado nem está sujeito à inspiração divina", afirma o americano Jack Valenti em seu livro A Fácil Arte de Falar em Público. "É um ofício que se aprende exatamente como se aprende a esquiar ou tocar saxofone."

Este assunto é muito vasto e poderíamos até escrever várias teses sobre "a arte de encantar ao falar em público - de silvio santos a barak obama", por exemplo, porém percebemos algúns pontos que são fundamentais para a preparação de qualquer apresentação:

DEFINIR O ASSUNTO; Não se esqueça de que você deve estar preparado para responder qualquer tipo de pergunta!

ENTENDER O PÚBLICO ANTES; Procure lembrar sempre de você deve conquistá-lo, portando deverá saber antes onde estará pisando!

ARTICULAR O ASSUNTO; Seja breve e objetivo ao selecionar os tópicos principais, pois é mais fácil acertar em discursos "sob medida" do que em grandes oratórias prolixas!

PLANEJAR O DISCURSO; Organize suas idéias na forma começo-meio-fim-feedbak, caso contrário não terá como criar pontos-de-referência para a interação e saber se está agradando antes que seja tarde demais!

Recomende

Comente