Dez dicas para melhorar sua memória

Diferentes estudos mostram como utilizar a memória e não esquecer de informações importantes

celebro

Peter E. Morris e Catherine O. Fritz se basearam em diversas pesquisas psicológicas bem documentadas para organizar 10 sugestões práticas que irão melhorar a memória. Confira a seguir as dicas dos cientistas para sua memória:

1) Ative todo o conhecimento relevante que já foi adquirido

Quanto mais você souber sobre determinado assunto, mais fácil será para lembrar-se dele. Fazer com que seu conhecimento faça sentindo é essencial para maximizar seu aprendizado.

2) Organize novas informações

Estruturar seu conhecimento de forma ativa fará com que você se lembre melhor. Aquilo que você já sabe te ajuda a entender novos conceitos e aprimora sua capacidade de lembrar outros fatos, pois quanto mais conhecimento obtiver mais links poderá fazer entre eles de forma que quando um é lembrado, todos os outros fazem sentido.

3) Brinque com as palavras

Pense em novas informações das formas mais variadas possíveis. Pense nelas em termos de conhecimento atual, mas também vá mais longe e imagine no que essas informações se relacionam com outros conhecimentos ou que tipos de perguntas levantam o que você pode fazer com elas. Rimas, piadas ou músicas podem ajudá-lo a lembrar, por que te dá dicas e pistas.

4) Aprenda o sistema fonético para traduzir números em palavras memoráveis

Você pode se lembrar de qualquer sequência de números mais facilmente ao convertê-la em palavras usando o sistema fonético. Se mesmo assim preferir gravar o número no seu celular lembre-se que sua mente é a única coisa que sempre está com você e não pode ser perdida, roubada ou esquecida.

5) Forme imagens mentais

Essa técnica é recomendada há mais de 2.000 anos. A imaginação permite que você relacione coisas que não seriam conectadas de outras maneiras, e explora as relações visuais e espaciais. A técnica é muito simples. Você pode utilizar imagens bizarras, não convencionais ou imagens que simplesmente interligam as informações entre si. Contudo, só criar as imagens não é o suficiente, você deve conectá-las em pares, trios ou seqüências.

6) Crie boas pistas

O uso de imagens mentais aprimora a memória somente quando há algo que sinalize a lembrança. Boas pistas que indiquem a informação a ser lembrada são essenciais. Se você conectar uma pista muito complicada, dificilmente irá lembrar-se em um momento de pressa ou estresse. Se tiver dificuldade com palavras, pense em lugares que conheça, e estabeleça uma ordem. Por exemplo, você não acha sua chave. Lembre-se onde você utiliza aquela chave, ou para onde a leva. Crie uma sequência de lugares, até que encontre possíveis localizações para aquele objeto.

7) Lembre-se várias vezes em intervalos variados

A prática de recuperação é um dos métodos mais robustos e poderosos para melhorar a memória. Diferente do método da imaginação, essa técnica não requer criatividade ou muita imaginação. Praticamente qualquer um pode beneficiar-se: ela é usada com crianças na pré-escola, idosos com problemas de memória, universitários e adultos em geral. O segredo está no tempo: praticar cedo demais não irá ajudar, e muito tempo depois você não vai conseguir se lembrar.

8) O jogo do nome

O jogo do nome incorpora princípios de relembrar e é muito efetivo para grupos de pessoas que querem lembrar o nome uma das outras. Um membro do grupo começa dizendo o próprio nome, a segunda pessoa repete o nome da outra e diz o próprio nome, e assim em diante. Mais informações sobre os membros do grupo podem ser acrescentadas e cada pessoa pode incluir um detalhe relevante sobre sim mesma para ser lembrado junto com seu nome. Essa técnica funciona com grupos de 5, 20 ou mais pessoas e seus benefícios permanecem por até um ano.

9) Explique o que você está estudando para você mesmo ou outra pessoa

Quando você tenta ensinar alguém, você tem que relembrar e organizar as informações. Você não pode pular partes que não entendeu.

10) Outras técnicas

Palavras esquecidas podem ser lembradas através do alfabeto. Se for um evento, lembre-se o quanto puder sobre a situação em que aconteceu. Lembrar-se de algo fica mais fácil quanto mais você puder lembrar-se do estado em que se encontrava quando aprendeu a informação.

Fonte: Universia Brasil - http://noticias.universia.com.br

FastSalas.com

 

 

Recomende

Comente